Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009

ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ: MINGAUS, SOPAS E SOBREMESA

                                                                           Walkiria Assunção

 

      MINGAUS

 

          Os mingaus, só devem ser dados o bebê a partir do 4º mês. O mingau deerá ser oferecido com colher e preparado com farinhas especialmente elaboradas para o delicado organismo do bebê, destacando-se: Farinha Láctea; Mucilion, Maisena, Semolina, Toddy.

 

      MINGAU DE FARINHA LÁCTEA - Coloque em um prato fundo, 1 copo deleite ou água morna,(previamente fervida). Junte 7 colheres de sopa rasas de Farinha Láctea, mexendo sempre. asae achar necessário acrescente açucar. Não é preciso levar ao fogo.

 

   MINGAU FORTIFICANTE - Misture 1 pacote de maisea grande com 100 gramas de fosfato de cálcio, 250 gramas de fécula de baata e 250 gramas de Nescau. Depois de tudo muito misturado, guarde em lata bem fechadas. Com esta mistura, prepare o mingau do seguinte modo:

       Dissolva 1/2 colher de preparado em 1/2 xícara de água fria. Junte 1 xícara de leite e 1 colher de açucar. Leve ao gogo mexendo sempre para não encaoçar. Quando tiver engrossado, deixe cozinhar em fogo brando durante cinco minutos.

 

  MINGAU DE MAISENA -   Dissolva em 1/2 xícara de áua fria, 1/2 colher de sopa de maisea. Junte 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de açucar. Leve ao fogo mexendo sempre para não encaroçar. Quando tiver engrossado deixe cozinhar em fogo brando durante cinco minutos.

 

  MINGAU DE MUCILON -  Adicione 2 colheres de sopa de mucilon em 1/1 copo de água morna previamente fervida. Adoce a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver durante 3 minutos.

 

 MINGAU DE NESTON -  Coloque  em um prato fundo 1 copo de leite ou água morna previamente fervida. Junte, mexendo sempre, 5 colheres de sopa cheias de nest. Acrescente 1 clher de sopa cheia de açucar. Misture bem. Não é necessário levar ao fogo.

 

 MINGAU REFRESCANTE - Ponha em uma panela 100 gramas de água filtrada, 150 gramas de leite, 2 colherinhas de farinha de arroz, 2 colheres de sopa de açucar e 1 de farinha láctea. Deixe cozer durante 5 minutos,

 

 MINGAU DE SEMOLINA -  Leve ao fogo 1/4 de litro de leite. Dilua 1 cdolher de semolina em 3/4 de xícara de água fria. Misture bem e junte ao leite fervendo. Adoce a gosto. Leve ao fogo, mexendo sempre para não empelotar.

 

  MINGAU DE TODDY - Leve ao fogo 1/4 de litro de leite. Dilua 1/2 colher de maisena em 3/4 de xícara de água fria. Mistura bem e junte ao leite fervendo, mexendo sempre para não empolar. Diminua o fogo e deixe cozinha durante 5 minutos.

 

 

    SOPAS

 

   5  Meses -  Sopa de neston   -  leve ao fogo uma panla com um litro de água filtrada e 100 gramas de coxão duro. Junte 1 pitada de sal. Deixe ferver durante 1 hora. Rejeite a carne. Adicione 2 colheres de neston, mexa bem e deixe no fogo mais cinco minutos.

 

 8 meses - Sopa de ervilha - Leve ao fogo uma panela com um litro de água filtrada e 100 granas de coxão duro. Adiciona 1/2 xícara de ervilha, rejeite a carne, leve ao liquidificador. Em seguida passe por uma peneira. Leve novamente ao fogo e deixe ferver até engrossar.  Você também pode incluir a carne. Leve ao liquidificador junto com a ervilha, bata e peneire leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.

 

 10 meses - Sopa de purê de batata. Leve ao fogo uma panela com 1 litro de água filtrada e 200 gramas de coxão duro, ou musculo. Junte alhumas batatas eespere que cozinhe. Tire do fogo depois de cozida. Coloque no liquidificador bata. Essa sopa pode ter outros engridiente adicionados como: cenoura, mandioquinha, espinafre e outros. Sempre intercalando as verduras e os legumes.

 

 

   SOBREMESA

 

 

BANANA COZIDA ,com pouco açucar - ponha em uma panela 2 bananas descascadas, com açucar. Leve ao fogo brando e tampe. Quando a banana estiver cozida, amass muito bem com o garfo. Espere que esfie e sirva.

 

Após cozinhar 3 beterraba. Aproveite   o líquido, coloque em um tigela funda, onde estará 3 pacotes de gelatina de sabor: amora,morango ou franboesa.  Depois de dissolvida colocar em frascos de 40g e leve a geladeira. 

 

SALADA DE FRUTAS - COM MAÇA, PERA, MAMÃO, BANANA

 

ENSINAR AS CRIANÇAS COMEREM FRUTAS, APÓS AS REFEIÇÕES OU NO INTERVALO DAS  REFEIÇÕES.

 

A GELATINA  É MUITO IMPORTANTE, ELA DEVE SER SERVIDA PARA CRIANÇA A PARTIR DOS 4 MESES.

 

A BANANA,   E RICA EM NUTRIENTES , DEVE TAMBÉM ESTAR PRESENTE NA SOBREMESA DA CRIANÇA OU NOS INTERVALOS.

 

DEVE SER EVITADO PRODUTOS FERMENTADOS.

 

  

 

  

publicado por walmacdi às 23:31
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Enxoval Bebe a 16 de Dezembro de 2009 às 15:10
Parabéns pelo blog!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ: MING...

. O BANHO DO BEBÊ, ASSADURA...

. AMAMENTAR

. CUIDADOS COM O SEU BEBÊ

.arquivos

. Setembro 2009

.favorito

. ESPERANÇA

blogs SAPO

.subscrever feeds